O dia 08 de Março, dia internacional da mulher, momento de reflexão sobre as mulheres e a influência delas na sociedade, que foi construída sob a égide do machismo na qual o homem sempre ocupou o espaço público e a mulher, o privado. Pensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira, mais especificamente sob a ótica da política, é sempre um exercício interessante, principalmente quando levamos em consideração uma sociedade como a nossa, onde a mulher durante grande parte da História do Brasil República,  foram excluídas de qualquer participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar. Somente em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas , as mulheres conquistaram o direito do voto. Também puderam se candidatar a cargos políticos.

A eleição da primeira presidenta do Brasil Dilma (PT) contribuiu de alguma maneira para mudar esse quadro de atrofia da participação feminina e talvez motivar outras candidaturas de mulheres.

Dilma-anuncia-investimentos-de-R-135-bilhões-em-saneamento-e-pavimentação

 

Dessa forma, no cenário baiano, mulheres como a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça  (STJ)  Eliana Calmon (PSB) pré-candidata ao Senado.

ELIANA-CALMON 

A Senadora da República e ex-prefeita de Salvador (1992), Lídice da Mata (PSB)  pré-candidata a Governo da Bahia.

Lidice da Matta

A Vereadora (mais votada nas eleições 2012 1.479 Votos) licenciada e Secretária de Habitação de Teixeira de Freitas, Erlita Freitas (PT) pré-candidata a Deputada Estadual apoiada pelo Prefeito João Bosco. (entretanto comenta-se nos bastidores que ainda não está definido que concorrerá a cadeira no legislativo estadual, pois o Vereador Edinaldo Resende, também colocou seu nome a disposição do partido como pré-candidato, e tem tido maior simpatia dos membros partidários que a secretária.)

DSC05360

A ex-Presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, e vereadora por dois mandatos consecutivos (sendo a mais votada no extremo-sul em ambas as eleições) e atual presidente do PSDB/Mulher, Marta Helena (PSDB) pré-candidata a Deputada Estadual (Marta  liderou as pesquisas de intenção de votos realizadas no ano de 2013).  Marta que se posiciona como oposição ao Governo Atual.

1486742_657475660942233_1096159761_n

"O Dia Internacional da Mulher é um dia contra o preconceito com as mulheres, dia das mulheres mostrarem que merecem respeito."
(Autor desconhecido)

Felipe Brito